Goioerê declara transmissão comunitária da Covid

Postado em: 10-06-2020

O Comitê Técnico Municipal do Novo Coronavírus de Goioerê declarou a transmissão comunitária do Coronavírus em Goioerê, ou seja, o vírus já está circulando em todo o território do município e as autoridades de saúde não conseguem mais rastrear paciente que originou cadeia de transmissão em Goioerê.

Quando há um caso importado, as autoridades epidemiológicas conseguem detectar a transmissão. Com a transmissão comunitária, não se consegue mais saber a origem, ou seja, onde o paciente contraiu o Covid-19.
Como a capacidade de leitos da unidade de terapia intensiva da santa Casa de Campo Mourão está em 40%, o Comitê Técnico está solicitando a contratação em caráter de urgência a contratação de emergência temporária de agentes epidemiológicos (com nível superior) para colaborar na fiscalização e autuação diária (todos os dias da semana) das denúncias, comércios e pacientes monitorados.

“Destacamos que a equipe da Vigilância em Saúde é composta por quatro funcionários, sendo dois da Vigilância Sanitária para realização de fiscalização de estabelecimentos em gerais, casas, comércios, empresas, indústrias, estabelecimentos de saúde, restaurantes, análise e aprovação de projetos básicos de arquitetura, coleta de amostra para análise de controle de água ou leite, entre outros trabalhos” – diz trecho de ofício encaminhado ao prefeito Pedro Coelho, solicitando a contratação de mais fiscais.