Migração para TV Digital gratuita tem início em 128 municípios do oeste do Paraná

Postado em: 27-11-2017


Começou a contagem regressiva. Em 28 de novembro de 2018, o sinal analógico de TV será desligado no oeste do Paraná e as transmissões dos canais serão feitas apenas pelo sinal digital, que proporciona imagem e som de melhor qualidade, livre de chiados, chuviscos e fantasmas.

O processo é conduzido pela Seja Digital, entidade responsável por operacionalizar a migração do sinal de TV aberta do analógico para o digital no Brasil. Criada por determinação da Anatel, a entidade não governamental e sem fins lucrativos tem como missão informar à população o que precisa ser feito para ter acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits com antenas digitais e conversores para as famílias de baixa renda atendidas pelo Governo Federal.

“Este processo representa um grande avanço tecnológico, pois coloca o Brasil no mesmo patamar de transmissão televisiva de países como Estados Unidos e Reino Unido, que já realizaram o desligamento do sinal analógico”, afirma Antonio Carlos Martelletto, presidente da Seja Digital. O executivo reforça que a prioridade da entidade é promover ações didáticas voltadas, principalmente, para o esclarecimento à população sobre a transição, assegurando que todos estejam preparados para o novo momento da TV no Brasil. “Nosso principal compromisso com a digitalização da TV no Brasil é preparar a população para que todos tenham acesso ao sinal digital dos canais de TV aberta”, explica Martelletto.

Durante o período de transição, os telespectadores da região que assistem aos canais de TV aberta passarão a ver durante a programação um sinal com a letra “A”. Este símbolo indica que o sinal daquela TV é analógico. No dia 28 de novembro de 2018, o sinal analógico será desligado e apenas o sinal digital estará disponível.

O sinal analógico será desligado em cento e vinte e oito municípios do estado, aqui na região são: Umuarama, Campo Mourão, Maripá, Corbélia, Tupãssi, Assis Chateaubriand, Pérola, Nova Aurora, Xambrê, Vera Cruz do Oeste, Cambira, Cruzeiro do Oeste, Iporã, Rancho Alegre, Braganey, Ouro Verde do Oeste, Cafezal do Sul, Perobal, Jesuítas, Brasilândia do Sul, Moreira Sales, Iracema do Oeste, Alto Piquiri, Francisco Alves, Tuneiras do Oeste, Toledo, Mariluz, Formosa do Oeste e Cascavel.

Para saber mais informações sobre como se preparar para desligamentos do sinal analógico dos canais de TV aberta, acesse o portal www.sejadigital.com.br.